Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Reitores querem financiamento para unidades científicas com nota "excelente"

Os reitores propuseram à tutela que as unidades de investigação que tiveram, no passado, nota de "excelente" ou "muito bom", e este ano chumbadas, possam passar à segunda fase do processo de avaliação, que lhes dá direito a financiamento suplementar.

Reitores querem financiamento para unidades científicas com nota "excelente"
Notícias ao Minuto

22:00 - 21/07/14 por Lusa

País Ensino

A proposta foi apresentada no sábado à secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, indicou hoje em comunicado o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).

A reunião entre a tutela e o CRUP visou analisar o impacto da avaliação aos laboratórios e centros de investigação, contestada por 128 de 322 instituições que se submeteram ao financiamento. Várias unidades, que tiveram boas notas em avaliações anteriores, baixaram este ano a classificação, perdendo fundos públicos.

Os reitores propõem, também, que passem para a segunda fase de avaliação as unidades que obtiveram, na primeira, a nota de pelo menos 14 e a pontuação de pelo menos 4 na avaliação curricular.

De acordo com o processo de avaliação, apenas receberão financiamento suplementar as unidades que, tendo passado à segunda fase, tiverem nota superior a "bom", ou seja, "excecional", "excelente" ou "muito bom".

O CRUP entende que as suas propostas devem ser tidas em conta em reuniões a realizar entre o reitor de cada universidade visada e o presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), para "análise detalhada das implicações do processo da avaliação em cada instituição", durante a apreciação, em curso, das contestações apresentadas.

No comunicado, os reitores apontam, a muitos dos avaliadores, a falta de reconhecimento da Língua Portuguesa como "língua de produção científica e literária e veículo de conhecimento científico, particularmente nas áreas das ciências sociais e humanidades".

O CRUP defende "a absoluta necessidade de se dissociar o financiamento disponível da avaliação das unidades de investigação" e a divulgação, por parte da FCT, entidade pública que subsidia a investigação científica, do histórico das avaliações e dos níveis de financiamento atribuídos aos centros e laboratórios nos últimos sete anos, a bem da "transparência do sistema".

A nota adianta que a secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, se comprometeu a analisar as propostas e a transmiti-las ao presidente da FCT, Miguel Seabra.

Numa carta dirigida a Miguel Seabra, e divulgada no domingo, os presidentes dos conselhos científicos da FCT referem "casos de inconsistência" na avaliação das unidades de investigação e alertam para as consequências graves do desaparecimento de algumas áreas de investigação.

"Houve unidades de investigação e desenvolvimento que tiveram boas avaliações quantitativas e qualitativas no primeiro conjunto de avaliação que não passaram à segunda fase", assinala a missiva, acrescentando que, "em alguns processos da primeira fase de avaliação, houve maiores disparidades entre avaliadores do que é corrente".

Na semana passada, a Fundação para a Ciência e Tecnologia reafirmou a sua "total confiança" no processo de avaliação das unidades de investigação, que considerou ter "total transparência, rigor e isenção".

A FCT indicou à Lusa, na altura, que estava em "diálogo constante" com as entidades envolvidas na avaliação, "no sentido de ajudar a definir um programa estratégico que seja adequado para poderem melhorar a sua classificação no futuro".

O processo de avaliação das unidades de investigação, criticado por centros que se viram lesados com a nota, levou o PCP a pedir a presença da secretária de Estado da Ciência no parlamento.

O Centro de Física da Universidade de Coimbra - uma das 71 instituições com nota inferior a "bom" e, por isso, excluída de financiamento público - resulta da "fusão de duas unidades, que tinham tido a classificação de muito bom" no passado, e vinha a melhorar "a produção científica", segundo a coordenadora, Constança Providência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório