Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Manutenção de 'submarino de Portas' vai custar 4,4 milhões

Cerca de 4,4 milhões de euros. Este é o montante que o Ministério da Defesa irá pagar pela manutenção do ‘Tridente’, um dos submarinos adquiridos no âmbito de um polémico negócio, em que o atual vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, esteve envolvido enquanto responsável, naquela altura, pela tutela da Defesa. De acordo com o jornal i, os trabalhos de manutenção serão levados a cabo nos estaleiros navais de Kiel, Alemanha.

Manutenção de 'submarino de Portas' vai custar 4,4 milhões
Notícias ao Minuto

14:00 - 12/05/14 por Notícias Ao Minuto

País Marinha

Foi publicado, no fim da semana passado no portal Base, um contrato público, feito por ajuste direto, com a empresa alemã ThyssenKrupp Marine Systems, e que estabelece os termos da manutenção do submarino ‘Tridente’, um dos que foi adquirido por Paulo Portas, em 2004, quando era ministro da Defesa.

Os trabalhos, a realizar até ao dia 31 de julho, serão levados a cabo nos estaleiros navais de Kiel, na Alemanha.

Para o efeito, sairá dos cofres públicos um montante de 4,4 milhões de euros, sendo que o procedimento contratual com a empresa germânica está isento do pagamento de IVA. Aliás, segundo indica o jornal i, estará mesmo isento, à partida, de qualquer pagamento de imposto.

A quantia será saldada pela Marinha portuguesa de forma tripartida, sendo que a primeira das tranches carecerá de visto do Tribunal de Contas.

Saliente-se que há cerca de oito meses a Marinha contratualizou o pagamento de 881 mil euros pela inspeção dos dois controversos submarinos, ‘Tridente’ e ‘Arpão’ que, há 10 anos, custaram cerca de mil milhões de euros ao Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório