Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Mateus Couto toma hoje posse como comandante-geral da GNR

O tenente-general Manuel Mateus Costa da Silva Couto toma hoje posse como comandante-geral da Guarda Nacional Republicana.

Mateus Couto toma hoje posse como comandante-geral da GNR
Notícias ao Minuto

06:18 - 21/04/14 por Lusa

País Cerimónia

A nomeação de Manuel Mateus Costa da Silva Couto, para suceder a Newton Parreira, que atingiu o limite de idade, foi proposta pelo Governo ao Conselho de Chefes de Estado-Maior, que deu parecer favorável por unanimidade.

Quando em 2012 foi nomeado para a Autoridade Nacional de Proteção Civil, Manuel Mateus Costa da Silva Couto exercia funções de comandante do Comando da Administração de Recursos Internos (CARI) da GNR.

A escolha do tenente-general por parte do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, provocou a renúncia do segundo comandante-geral da GNR, José Caldeira.

Mateus Couto nasceu em Lisboa, em 1957, e tem 36 anos de serviço. Está habilitado com o Curso de Cavalaria da Academia Militar, Curso de Promoção a Capitão da Escola Prática de Cavalaria, Curso Geral de Comando e Estado-Maior, Curso de Estado Maior do Instituto de Altos Estudos Militares e Curso de Promoção a Oficial General do Instituto de Ensino Superior Militar.

É licenciado em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e foi diretor do Instituto Geográfico do Exército (IGeoE).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório