Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Cantinas universitárias perdem mais de um milhão de refeições

A crise que abalou o país nos últimos anos teve um forte impacto no orçamento familiar. Mais uma prova disso é o facto de, avança este domingo o jornal Público, as cantinas do Ensino Superior terem perdido em quatro anos 1,2 milhões de refeições porque são cada vez mais os alunos que optam pela marmita ou por comer em casa.

Cantinas universitárias perdem mais de um milhão de refeições
Notícias ao Minuto

07:27 - 20/04/14 por Notícias Ao Minuto

País Crise

“O contexto socioeconómico das famílias” está intrinsecamente associado à perda de 1,2 milhões de refeições nas cantinas universitárias entre 2010 e final de 2013. Uma opinião da diretora dos Serviços de Ação Social (SAS) da Universidade de Aveiro que é partilhada pelo administrador do SAS do Minho: “com a crise que está instalada, o estudante, sempre que pode, vai a casa almoçar”.

Dados recolhidos pelo jornal Público, e hoje divulgados, mostram que em 20 das 28 universidades e institutos politécnicos de Norte a Sul do país serviram-se, em 2010, mais de cinco milhões de refeições nas respetivas cantinas. Um valor que, no ano passado, passou para menos de quatro milhões.

Atualmente, a média de refeições servidas ronda, segundo a mesma publicação, as 480 mil refeições mensais, face às 618 mil servidas em 2010, sendo que este número tem em conta o fecho durante o mês de agosto e outros períodos de férias, com a Páscoa. Uma queda, portanto, de 22%.

Porém, e apesar destes números, o preço das refeições nas cantinas, que ronda os dois a quatro euros, não sofreu mudanças em grande parte das instituições de Ensino Superior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório