Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Jovens sem meios para sairem da 'asa' dos pais

Embora a taxa de jovens que ainda vive com os pais, entre os 18 e 29 anos, tenha diminuído, Portugal continua a ser um dos países onde esta situação mais se verifica, revela o Público.

Jovens sem meios para sairem da 'asa' dos pais
Notícias ao Minuto

08:28 - 26/03/14 por Notícias Ao Minuto

País Europa

Existem cada vez mais jovens, entre os 18 e os 29 anos, sem capacidade para garantir a sua independência, e a viver ainda em casa dos pais. Portugal é 12.º país onde esta situação mais se verifica.

Os dados são revelados por um estudo da European Foundation for the Improvement Of Living and Working Conditions, que foi apresentado esta terça-feira, e que revela que no total dos 28 países da União Europeia a percentagem de jovens que ainda vive com os pais aumentou de 44% para 48%.

Portugal está acima da média europeia, embora os jovens portugueses pertençam ao grupo de 11 países em que se registou uma diminuição (de 59% para 55%).

Para as autoras do estudo, torna-se cada vez mais difícil os jovens conseguirem sair da alçada dos pais pois têm dificuldades em encontrar uma saída profissional, e os que conseguem têm empregos muito precários.

Além disso, aqueles que pretendem viver sozinhos têm ainda a dificuldade de acesso a crédito, que os impede de comprar casa.

Já uma investigadora do Minho, Ana Paula Marques, afirma, em declarações ao Público, que esta situação está também associada ao aumento do número de jovens expostos a situações de privação extrema, decorrente da situação de crise que se instalou no país.

O estudo permite concluir, ainda, que os jovens portugueses são dos mais desconfiados em relação às instituições; são os que menos confiam nas pessoas; e são aqueles que menos otimismo têm quanto ao futuro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório