Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Transplantados percorrem 400 km para aceder a medicação

A falta de acordo com os hospitais distritais para que estes acompanhem os doentes transplantados, assumindo os custos com os medicamentos e tratamentos, tem levado muitos doentes a percorrer entre 400 a 500 quilómetros para conseguirem levantar os medicamentos, conta o Jornal de Notícias (JN). A vitalidade dos órgãos, na iminência da suspensão do tratamento, pode causar sérios problemas ao transplantado.

Transplantados percorrem 400 km para aceder a medicação
Notícias ao Minuto

13:03 - 22/03/14 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

São centenas de quilómetros percorridos mensalmente para aceder a medicamentos. Esta condição dos doentes transplantados tem preocupado a Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT), uma vez que o acesso ao medicamento está a ser negado.

Segundo a edição deste sábado do Jornal de Notícias (JN), existem doentes transplantados que necessitam percorrer entre 400 a 500 quilómetros para terem acesso aos medicamentos. Em causa, está a falta de acordo com os hospitais distritais para que acompanhem estes doentes e assegurem não só o tratamento como também o acesso aos fármacos.

Ao Jornal de Notícias, o presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT), Fernando Macário, dá a conhecer casos em que doentes do Algarve têm que de deslocar ao Porto ou a Coimbra para levantarem os medicamentos.

Esta situação torna-se preocupante pois os custos das viagens podem levar a que alguns doentes tentem fazer render o medicamento ou cheguem mesmo a suspender o tratamento, colocando em causa a vitalidade do órgão, que pode acabar por falecer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório