Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Há um suicídio a cada 4 horas

Os últimos números sobre o suicídio em Portugal mostram uma realidade preocupante: a cada quatro horas uma pessoa põe termo à vida.

Há um suicídio a cada 4 horas
Notícias ao Minuto

07:45 - 12/09/12 por Notícias Ao Minuto

País Óbito

Um relatório da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, citado pelo Correio da Manhã, revela que entre 1980 e 2009 puseram termo à vida 62.640 pessoas em Portugal, o que dá uma média de um suicídio a cada quatro horas.

O documento nota ainda que na última década verificou-se um aumento deste tipo de morte.

Mas o cenário pode ser ainda mais negro, uma vez que muitos suicídios não entram nas estatísticas, explicaram os especialistas, num encontro que decorreu na segunda-feira, no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

Os peritos alertaram ainda que, actualmente, há milhares de pessoas em risco, nomeadamente os idosos, que ficaram sem TV devido à passagem para a TDT, e as famílias com problemas económicos, devido ao desemprego, às dívidas e à falta de meios de subsistência. “Há milhares de idosos que vivem isolados. Estes idosos já viviam isolados, mas ficaram ainda mais sós quando perderam a televisão, a única companhia que tinham, quando a televisão passou do sistema analógico para o digital, para a TDT”, afirma o médico de saúde pública, Mário Jorge Santos, ao CM.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de um milhão de pessoas põe fim à vida todos os anos em todo o mundo. Em Portugal, a média é de 2.160 mortes por ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório