Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Demora mais de 14 minutos a adormecer? Pode ser mau sinal

De acordo com um estudo levado a cabo por um investigador do Hospital Universitário de Sichuan, na China, as pessoas que mais tempo demoram a adormecer têm mais tendência a sofrer de pressão arterial alta.

Demora mais de 14 minutos a adormecer? Pode ser mau sinal
Notícias ao Minuto

20:47 - 27/01/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

De acordo com um novo estudo, demorar mais de 14 minutos a adormecer pode indicar que sofre de alguns problemas de saúde. Isto porque se acredita que as dificuldades em adormecer estão relacionadas com elevados níveis de pressão arterial.

A insónia é um dos distúrbios de sono que mais pessoas afeta, recorda a Metro UK. Cerca de um quarto da população queixa-se de ter dificuldades em adormecer, enquanto 10% tem queixas crónicas chegando a recorrer a medicação para conseguir adormecer.

Agora, e após um estudo realizado a um grupo de 219 pessoas, com cerca de 40 anos, e na sua maioria mulheres, investigadores do Hospital Universitário de Sichuan, na China, concluíram que odificuldades em adormecer aportam outros problemas.

Os participantes passaram uma noite num laboratório especificamente preparado para o sono. O objetivo era que os participantes realizassem sestas de 20 minutos num intervalo de duas horas. Metade dos participantes demorou apenas 14 minutos ou menos para adormecer. Os restantes foram considerados ‘hipervigilantes’.

Com isto, os cientistas verificaram ainda que aqueles que demoravam mais de 17 minutos sofriam de pressão arterial alta.

“Denotámos uma forte correlação entre a dificuldade em adormecer e a hipertensão”, afirma Xiangdong Tang, especialista responsável pelo estudo.

O investigador refere, ainda, que o facto de não conseguir dormir à noite não é desculpa para tentar fazer sestas durante o dia ou beber café, pois isso só piorará a situação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório