Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

Anseia pelo fim de semana? Saiba que corre riscos

Está ansioso pelo próximo fim de semana? Então é melhor acalmar a excitação. Um estudo divulgado pelo Daily Mail revela que é ao sábado e ao domingo que o pior pode acontecer.

Anseia pelo fim de semana? Saiba que corre riscos
Notícias ao Minuto

13:12 - 09/12/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Saúde

O sábado e o domingo são os dias mais esperados da semana mas podem, também, ser os mais traiçoeiros. Esta é a conclusão de um estudo realizado em Londres, no Reino Unido, revela que os pacientes com AVC internados durante o fim de semana são 16% mais propensos a morrer.

Esta não é a primeira vez que no Reino Unido se associa um maior risco de morte ao fim de semana. No início do ano, a NHS revelou que todos os pacientes têm 27% mais probabilidades de morrer se forem internados ao sábado ou ao domingo, uma vez que nestes dois dias o número de enfermeiros e o acesso a testes de diagnóstico são reduzidos.

Mas não é apenas nos hospitais que mora o perigo. Optar pelo sedentarismo ou por comidas menos saudáveis no fim de semana pode ser meio caminho andado para ficar, por exemplo, com prisão de ventre e ter os dias de descanso ‘estragados’. Se é daquelas pessoas que prefere ficar na cama a ver séries e filmes através do computador, saiba que está a prejudicar e muito as suas costas e que as dores podem também arruinar o fim de semana.

Além disso, as dores de cabeça ou enxaquecas são também mais frequentes nos tão aguardados dias de descanso, podendo ser mais forte ao sábado devido à mudança de rotina. Aqui, a redução do consumo de café pode também ser um dos responsáveis. Já o consumo menos moderado de vinho ao fim de semana pode levar a níveis de batimento cardíacos anormais e prejudiciais a longo prazo.

Esquecer – propositadamente ou não – da toma de medicamentos ao fim de semana é também um dos principais motivos que deixa a sua saúde em risco. A este, pode ainda juntar-se, escreve o jornal, a compensação da falta de exercício físico ao fim de semana. Exercitar-se em exagero porque não foi ao ginásio durante a semana pode causar ataques cardíacos.

Dedicar o fim de semana a trabalhos de jardinagem pode causar algumas agressões às articulações, assim como ficar horas a fio em frente à televisão aumenta a possibilidade de ficar com azia, lê-se no Daily Mail.

O facto de ao fim de semana as pessoas não estarem sob o stresse diário e do trabalho aumenta ainda os riscos de contraírem infeções, uma vez que o organismo torna-se mais preguiçoso no combate a tudo o que lhe é alheio.

A saúde mental pode ainda ser afetada pelo fim de semana, pois é ao sábado e ao domingo que mais se ‘esquece’ a dieta e se opta por alimentos ricos em açúcar e gorduras saturadas. O sábado é o dia mais pecador, mas é ao domingo que o peso na consciência aparece.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório