Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Medicamento para cancro da mama é o único disponível em Hong Kong

Um remédio usado no combate ao cancro da mama é o único de que Hong Kong dispõe perante um eventual surto de Ébola, após ter sido negado o fornecimento de outros que têm vindo a ser testados contra o vírus.

Medicamento para cancro da mama é o único disponível em Hong Kong
Notícias ao Minuto

13:23 - 20/08/14 por Lusa

Mundo Ébola

De acordo com a edição de hoje do jornal South China Morning Post, o medicamento, que se tem revelado promissor no tratamento do Ébola em ratos, nunca foi testado em humanos com este propósito. O abastecimento de outros remédios tem sido reservado aos pacientes em que foi comprovada a infeção com o vírus.

Um comité científico governamental de Hong Kong reuniu-se na terça-feira para delinear um plano de contingência no caso de o surto de Ébola vir a atingir Hong Kong, tendo recomendado que se recorresse ao uso de um remédio receitado no combate ao cancro da mama no caso de esse cenário se verificar.

Segundo o presidente do comité, o professor Yuen Kwok-yung, o medicamento em causa -- que age como antagonista de recetores de estrogénio -- mostrou ser seguro para os pacientes com cancro da mama e com problemas de infertilidade.

"Causa efeitos secundários moderados, como náuseas, dores de cabeça e tonturas", sublinhou o especialista, citado pelo mesmo jornal.

De acordo com as autoridades da antiga colónia britânica, a probabilidade de um surto de Ébola em grande escala ocorrer em Hong Kong "é altamente improvável", embora haja o risco de o vírus chegar à cidade.

Não existe tratamento nem vacina para o Ébola, o que faz do vírus um dos mais mortais e contagiosos para os seres humanos.

O Ébola tem fustigado o continente africano regularmente desde 1976, sendo o atual surto o mais grave desde então, com 1.229 mortos.

Desde o início deste surto, em março, já foram registados 2.240 casos de infeção, o que levou a Organização Mundial de Saúde a decretar, no dia 08 de agosto, o estado de emergência de saúde pública mundial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório