Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Laborinho Lúcio alerta para emergência de pensamento na sociedade atual

O antigo ministro da Justiça Laborinho Lúcio admitiu hoje a possibilidade de estar a emergir um pensamento único na sociedade atual, em que há cada vez uma maior tendência para agir sem refletir.

Laborinho Lúcio alerta para emergência de pensamento na sociedade atual
Notícias ao Minuto

18:50 - 11/05/14 por Lusa

Mundo Ex-ministro

"Até que ponto nós não estamos a caminhar progressivamente para um advento da instalação de pensamento único, muitas vezes disfarçado até de pensamento crítico plural, sendo ele muitas vezes um pensamento único não no imediato, mas naquilo que se pretende que ele seja", disse o antigo governante na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos, falando em abstrato.

Numa sessão do oitavo festival Literatura em Viagem, sobre o tema "O mapa da linguagem", Laborinho Lúcio recordou que esta situação permite que haja autores hoje, em forma de "humor negro", que refiram que se está "progressivamente a abandonar o tempo" em que se dizia "Penso, logo existo" para passar a uma era de "Não penso, logo ajo".

"Isto é, um tempo em que somos cada vez mais interpelados a agir sem pensar, o que significa que outros pensarão para que nós possamos agir nos termos em que estamos a agir", referiu o juiz conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça.

De acordo com Laborinho Lúcio, isto remete para "um povo que também ele vai fazendo opções que o levam, por exemplo, a uma sociedade de hiperconsumo, a uma sociedade muito mais marcada pelo sensorial do que pelo racional e que a certa altura se põe a jeito para ser a própria protagonista de um pensamento único que, no limite, se volta contra ele próprio".

Numa sociedade mais ligada aos meios de informação do que antes, o autor do recente romance "O Chamador" disse que o poder tem de ter "sobre si alguma autorreflexão no sentido de compreender que não lhe basta o discurso para dominar um povo carecido de informação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório