Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

OMS lança manual para ajudar no combate à malária

A Organização Mundial da Saúde assinala na sexta-feira o Dia Mundial da Malária com o lançamento de um manual para ajudar os países a avaliarem a exequibilidade técnica, operacional e financeira da eliminação daquela doença.

OMS lança manual para ajudar no combate à malária
Notícias ao Minuto

13:36 - 24/04/14 por Lusa

Mundo Saúde

Com o título "Do controlo da malária à eliminação: um manual para o planeamento da eliminação", o documento fornece um quadro exaustivo para avaliar diferentes cenários e calendários para avançar em direção à eliminação, dependendo da cobertura dos programas e da disponibilidade financeira, escreve a OMS em comunicado.

"Um maior compromisso político e a expansão dos investimentos globais na malária permitiram salvar 3,3 milhões de vidas desde 2000", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, citada no comunicado.

"Os países onde a malária permanece endémica querem agora aproveitar esse sucesso", acrescentou.

Segundo a agência da ONU para a saúde, as taxas de mortalidade associada à malária caíram 42% desde 2000 no mundo e 49% no continente africano. Este cenário levou alguns países onde a doença é endémica, mesmo alguns com altas taxas de malária, a começar a explorar a possibilidade da erradicação.

No entanto, apesar de alguns países terem a vontade política, permanecem obstáculos técnicos, operacionais e financeiros, particularmente em países onde a doença tem níveis elevados.

O guia da OMS visa por isso ajudar os países a avaliar de que recursos precisam para reduzir a transmissão da malária para níveis muito baixos, ou onde se pode começar a aplicar programas com vista à eliminação.

"Esta visão de longo prazo sobre a malária é crucial: É vital planear o período após a eliminação", disse o diretor do Programa Global da Malária, John Reeder. "Se as intervenções forem facilitadas ou abandonadas, a transmissão da malária pode restabelecer-se relativamente depressa, levando a um ressurgimento das infeções e das mortes", acrescentou, citado no comunicado da OMS.

Segundo a organização, há atualmente 19 países na "fase de pré-eliminação ou eliminação" e outros sete conseguiram reduzir as transmissões a zero e estão agora na "fase de prevenção da reintrodução".

O Dia Mundial da Malária assinala-se a 25 de abril e é este ano dedicado ao tema "Investir no futuro. Vencer a malária". A OMS estimou que em 2012 tenha havido 207 milhões de casos de malária e 600 mil mortes associadas à doença.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório