Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

É por isto que nunca se aperta o último botão do blazer masculino

Quando se veste fato há uma regra básica a seguir: nunca apertar o último botão do colete e/ou do blazer. Mas porquê?

É por isto que nunca se aperta o último botão do blazer masculino
Notícias ao Minuto

07:15 - 23/04/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Moda

Quer o seu blazer e/ou colete tenha dois, três ou mais botões, há algum muito simples que deve saber: nunca se aperta o último botão. Apertar o primeiro botão é opcional nos fatos com três botões, mas obrigatório nos de dois, apertar o botão do meio é sempre obrigatório e o último sempre proibido.

Mas, afinal, de onde é que vieram estas regras relativas aos fatos masculinos? O site Insider foi tentar descobrir e explica que esta tradição remonta ao início do século XIX, ao tempo do rei Eduardo VII, que reinou no Reino Unido entre 1841 e 1910, que na altura em que os fatos estavam em voga, engordou e passou a não abotoar o último botão do colete. Isto fez com que a corte britânica, por respeito a Eduardo VII, parasse de apertar também o último botão.

Um pouco mais tarde, por volta de 1906, começaram a usar-se os fatos completos com casacos até abaixo da cintura e com três botões, um pouco como os conhecemos hoje. Estes fatos eram mais casuais e podiam ser usados para andar a cavalo. Para honrar as jaquetas de equitação que os fatos haviam substituído, Eduardo VII voltou a lançar a tendência, desabotoando o último botão do casaco – o que permitia a liberdade necessária na cintura para montar o cavalo.

Eduardo VII decidiu que o primeiro botão também devia manter-se desabotoado, uma vez que “parecia comum”, deixando o botão do meio responsável por segurar o casaco.

Hoje em dia os blazers com três botões são muito comuns, mas também há muitos com dois, para os quais a moda se parece ter virado mais, mas basta olhar para vários ícones de estilo para perceber que a regra ainda continua a ser respeitada, até porque favorece as proporções do corpo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório