Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Doenças modernas podem resultar de genes dos neandertais

Um estudo hoje divulgado pela revista científica Science mostra evidências de uma "subtil mas significativa" ligação entre o DNA do 'Homem Neandertal' e doenças modernas, como a depressão, coágulos sanguíneos e ataques cardíacos.

Doenças modernas podem resultar de genes dos neandertais
Notícias ao Minuto

19:00 - 12/02/16 por Lusa

Lifestyle Estudo

"A nossa principal conclusão é que o DNA do 'Homem Neandertal' influencia realmente os traços clínicos nos humanos modernos", lê-se no artigo, citado pela agência de notícias AFP.

"Descobrimos associações entre o DNA e um vasto leque de traços em doenças imunológicas, dermatológicas, neurológicas, psquiátricas e reprodutivas", acrescenta o estudo.

Já em 2010 os cientistas tinham encontrado nos europeus uma percentagem de traços dos neandertais que podia chegar a 4%, acrescentando agora que o o DNA do homem moderno contém variantes de 135 mil genes que foram passados dos neandertais, que desapareceram há cerca de 30 mil anos.

O estudo mostra ainda que estas variantes estão ligadas a um aumento do risco de contrair 12 doenças, incluindo depressão e ataques de coração.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório