Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Acordou a pingar suor? Saiba porquê e como evitar

Pode haver outra razão além da possibilidade de o seu pijama ser quente demais ou de ter demasiada roupa na cama.

Acordou a pingar suor? Saiba porquê e como evitar
Notícias ao Minuto

23:38 - 11/02/16 por Vânia Marinho com Ana Lemos

Lifestyle Bem-Estar

Acorda encharcado em suor sem motivo aparente? Claro que a culpa é do seu corpo, e pode até nem se dever à roupa da cama nem ao pijama.

De acordo com um estudo publicado no The Journal of Family Practice, os suores nocturnos são muito comuns: dos 2.267 pacientes de cuidados primários que participaram no estudo, 41% relataram tê-los no último mês.

E essa percentagem é muito provavelmente superior na população em geral, uma vez que muitas as pessoas não falam desse problema ao médico destacam os autores do estudo.

Quanto às causas: Nas mulheres, explica a especialista Dra. Prudence Hall, “os suores nocturnos geralmente devem-se aos baixos níveis de estrogénio ou ao desequilíbrio destes níveis, resultando em suores leves ou extremos”.

Como destaca a Women’s Health norte-americana, quando são muito frequentes podem adicionar pressão às glândulas adrenais (stress), que podem gerar fadiga, depressão e ganho de peso.  

Outro grande responsável pelos suores noturnos é a medicação. Mais de 22% das pessoas que tomam antidepressivos têm suores nocturnos, explica a especialista Carolyn Dean. Estes suores também são frequentes em pessoas que tomam insulina ou medicação oral para a diabetes.

No espectro mais grave da questão, os suores noturnos também pode ser um sinal de infecção ou de problemas de saúde como infecção bacteriana, tuberculose, VIH, leucemia e cancro (particularmente linfoma), explica o dermatologista Joel Schlessinger. Mas não se alarme, uma pessoa com uma condição destas não diagnosticada terá outros sintomas além dos suores – como perda de peso ou febres inexplicáveis.

Para evitar os suores noturnos: Tente ajustar o seu termostato ao vestir pijamas leves, manter o quarto fresco e evite ingerir comidas picantes e álcool antes de ir dormir. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório