Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Problemas de visão prejudicam rendimento escolar das crianças

A poucos dias do recomeço das aulas, é importante salientar a importância da boa saúde ocular.

Problemas de visão prejudicam rendimento escolar das crianças
Notícias ao Minuto

17:04 - 31/08/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alerta

Uma em cada cinco crianças em idade escolar apresentam problemas de visão. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), esses défices da função visual “podem interferir com as capacidades de aprendizagem” e devem ser detetados o quanto antes.

Num comunicado enviado esta segunda-feira às redações, a SPO salienta a importância de uma atenção redobrada dos pais e dos educadores, assim como dos rastreios, sendo que o primeiro “deve ocorrer antes dos 3-4 anos”, uma vez que “nesta primeira observação o oftalmologista poderá detetar problemas de visão que passam despercebidos aos pais”.

Em causa, estão problemas oculares como a miopia, hipermetropia e astigmatismo, a ambliopia e o estrabismo, sendo estes dois últimos “os mais graves”, como indica Pedro Menéres, membro da Direção da SPO.

“Muitas crianças não se queixam de qualquer dificuldade. Se um olho vê bem e o outro é amblíope e mesmo quase não vê, tudo pode passar despercebido até à realização de uma avaliação da visão e da graduação que deve sempre ser realizada pelo oftalmologista. Uma criança apenas com um olho bom pode não dar qualquer sinal de alerta”, lê-se no comunicado que refere, ainda, que “as doenças oftalmológicas podem ser tratadas nas crianças evitando incapacidades e faltas de rendimento associadas à ambliopia. A ambliopia não pode ser tratada mais tarde. A partir dos 7-8 anos de idade não é recuperável”, como explica Catarina Paiva coordenadora do Grupo Português de Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo da SOP.

Além da necessidade de aproximação a gadgets e televisão, “fechar ou tapar um dos olhos e os erros na escrita são sinais de alerta”, assim como “a vontade de esfregar os olhos ou as dores de cabeça, os olhos vermelhos ou lacrimejantes, estrabismo ou fotofobia (dificuldade em suportar a luz) são sintomas que não podem ser ignorados e devem levar os pais a procurar um oftalmologista, em qualquer idade”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório