Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

"Pior do que descer IVA na restauração é mantê-lo a 6% na hotelaria"

IVA da restauração desce para os 13% a partir de 1 de julho.

"Pior do que descer IVA na restauração é mantê-lo a 6% na hotelaria"
Notícias ao Minuto

09:54 - 31/01/16 por Goreti Pera

Economia Vital Moreira

Vital Moreira insurgiu-se no seu blog ‘Causa Nossa’ contra a manutenção do IVA a 6% na hotelaria, isto depois de já ter manifestado a sua opinião sobre a redução do imposto na restauração.

“Sempre fui contra a redução do IVA nos restaurantes, pelo menos enquanto se mantiver a necessidade de consolidação orçamental. Continuo a pensar que é uma enorme imprudência orçamental”, começou por escrever o constitucionalista, elencando os motivos.

A seu ver, além de a “taxa real de IVA ser muito inferior à taxa legal, por causa da enorme evasão fiscal”, “é enorme o custo orçamental da redução do IVA para 13%, implicando uma perda de receita de centenas de milhões de euros”, além de que “o setor da restauração está em plena pujança” e “não existe nenhum problema de competitividade externa”.

Para o jurista simpatizante do PS, “a redução do IVA é um bónus indevido aos donos e aos clientes dos restaurantes, à custa da travagem na consolidação orçamental do país”.

“Tão injustificável” como esta redução é, para Vital Moreira, “a manutenção do IVA da hotelaria em 6%, que o poderoso lobby hoteleiro conseguiu obter e preservar”, sendo que “valem as mesmas razões a dobrar”.

“Não consigo entender, sob qualquer ângulo de equidade tributária, muito menos sob um ponto de vista de Esquerda, que uma estada num hotel de luxo pague o mesmo IVA que os bens alimentares de primeira necessidade”, insurgiu-se o constitucionalista.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório