Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

Grandes investidores lesados unem-se contra Banco de Portugal

A decisão “mina anos de esforço para reconstruir a posição de Portugal nos mercados internacionais”, alerta o diretor geral da gigante PIMCO.

Grandes investidores lesados unem-se contra Banco de Portugal
Notícias ao Minuto

08:44 - 16/01/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Philippe Bodereau

Os grandes investidores prejudicados com a transferência de 1.985 milhões de euros em obrigações sénior do Novo Banco para o BES ‘mau’ vão “trabalhar juntos para lutar contra a decisão” e levar o caso a tribunal.

Quem o diz é o diretor geral da PIMCO, gestora de ativos e uma das maiores investidoras institucionais do mundo.

Em entrevista ao Expresso, Philippe Bodereau, que esta semana esteve em Lisboa para se encontrar com responsáveis do Banco de Portugal, disse que a solução encontrada está “a punir pessoas que foram enganadas, levando-as a acreditar que este Novo Banco era um banco onde se podia investir”.

Reconhecendo que era “um investimento arriscado”, Philippe Bodereau diz que os investidores “acreditaram” que o banco estava ‘limpo’, com os ativos 'tóxicos' no BES e a capitalização do Fundo de Resolução.

Agora a queixa segue para os tribunais portugueses mas os investidores internacionais, num grupo onde se inclui ainda a BlackRock, o UBS e a Allianz, entre outros, admitem que o caso possa chegar ao Tribunal de Justiça Europeu.

E o prejuízo não será apenas para os investidores, alerta o empresário: a decisão “mina anos de esforço para reconstruir a posição de Portugal nos mercados internacionais”.

Os bancos portugueses podem ter ficado “aliviados por não terem de meter dinheiro no Novo Banco mas vai ser impossível eles irem ao mercado financiar-se”, considera.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório