Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

Finlândia quer todos a ganhar 800 euros. Até quem não trabalha

Governo finlandês procura inovar na atribuição de benefícios públicos. Medida foi proposta como forma de "simplificar a Segurança Social".

Finlândia quer todos a ganhar 800 euros. Até quem não trabalha
Notícias ao Minuto

11:37 - 07/12/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Salários

Depois das propostas da Suíça e Suécia, a Finlândia junta-se à lista de países que querem dar a todos os cidadãos um rendimento mínimo obrigatório e incondicional. Segundo o site Take Part, o governo finlandês quer atribuir aos habitantes um 'salário' de 800 euros, que substitui todos os outros subsídios e é pago independentemente de o contribuinte estar empregado. 

O Primeiro-Ministro Juha Sipilä garante que a medida serve para "simplificar o sistema de Segurança Social", um argumento que não convence toda a gente. Vários representantes da oposição e críticos da proposta falam de uma diminuição do incentivo para trabalhar, correndo o risco de aumentar o número de finlandeses sem trabalho. 

Em resposta, o Instituto de Segurança Social da Finlândia (Kela) lembra o caso da cidade canadiana de Dauphin, onde a mesma medida foi aplicada com sucesso, reduzindo o nível de desemprego, o abandono escolar e os custos do sistema de saúde. 

O jornal inglês The Telegraph garante que a proposta final será apresentada ao Parlamento em novembro do próximo ano. De acordo com as últimas sondagens, cerca de 69% dos finlandeses apoia a ideia de um rendimento universal obrigatório.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório