Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Aprovado plano contra fuga aos impostos pelas empresas

Os ministros das Finanças das economias mais importantes do mundo deram 'luz verde' a um novo plano para combater a otimização fiscal das empresas multinacionais, que faz os países perderem milhares de milhões de euros todos os anos.

Aprovado plano contra fuga aos impostos pelas empresas
Notícias ao Minuto

20:16 - 09/10/15 por Irina Melo

Economia G20

O plano visa acabar com as lacunas legislativas em termos fiscais de que as multinacionais fazem uso para reduzir o pagamento de impostos e foi adoptado pelos ministros das Finanças do G20, o grupo das principais economias industrializadas e emergentes, numa reunião em Lima, no Peru.

O acordo acontece quase um ano após o escândalo 'LuxLeaks, que revelou que o Luxemburgo fez durante anos acordos secretos com mais de 300 multinacionais, que assim reduziram o pagamento de impostos noutros países europeus, privando-os de receitas fiscais que lhes eram devidas.

O vice-primeiro ministro turco, Cevdet Yilmaz, que hoje deu conta do acordo em Lima, afirmou que este é um "momento histórico" para a luta contra a elisão fiscal, mas disse também que ainda há muito a fazer em termos técnicos.

Já a organização internacional não governamental Oxfam criticou o plano, considerando que não tem a garra suficiente.

Para a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), que calcula que os governos perdem entre 100 e 240 mil milhões de dólares por ano (entre 88 e 211 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual) com as empresas que enganam o sistema, o plano irá "acabar com a brincadeira".

Este visa aplicar-se a empresas internacionais com receita de, pelo menos, 750 milhões de euros e quer obrigá-las a pagar impostos no país em que a sua atividade principal se baseia.

Os líderes do G20 devem dar a aprovação final ao plano hoje acordado pelos ministros das Finanças numa cimeira, em novembro, na Turquia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório