Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Consumo privado? Sim, mas com "moderação"

Para manter um crescimento económico “sustentável” Portugal não pode apostar em modelos económicos usados no passado, defende o ministro da Economia.

Consumo privado? Sim, mas com "moderação"
Notícias ao Minuto

12:51 - 02/09/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Pires de Lima

António Pires de Lima ressalvou hoje a importância de não “regressar” a um modelo económico que comprometa as contas externas. Para tal, o ministro da Economia pede a continuação de uma “trajetória assente na competitividade e confiança das empresas, acompanhada pelo aumento do consumo privado, mas gradual, moderado, que não ponha em causa a sustentabilidade”.

“Se porventura voltássemos a um modelo económico que elevasse o consumo privado para taxas muito superiores, a pressão nas nossas importações seria superior ao que estamos a ter em 2015 e isso implicaria regressar a um desequilíbrio das nossas contas externas”, disse em conferência de imprensa.

Em jeito de 'campanha', o ministro não deixou de recordar que “já tivemos no passado e resultou no pagamento de um fatura elevada”. A aposta no fomento do consumo é uma das propostas socialistas.

“Nós tivemos contas externas positivas pela primeira vez em 2013, repetimos o feito em 2014 e as contas externas mantêm-se positivas em 2015”, reforçou, manifestando a expetativa do Governo de manter as contas externas positivas no ano próximo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório