Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Turismo e petróleo mais barato salvam Portugal de défice comercial

Sucesso do setor dos serviços ajudou a equilibrar contas externas do Estado luso. Variação dos preços do combustível fóssil mais utilizado também aliviou os cofres públicos.

Turismo e petróleo mais barato salvam Portugal de défice comercial
Notícias ao Minuto

09:02 - 01/09/15 por Notícias ao Minuto

Economia INE

O saldo comercial português continua a ser positivo na comparação dos valores totais de importações e exportações. Os dados do INE mostram um balanço favorável às contas do Estado português, mas a análise mais aprofundada permite identificar os verdadeiros 'culpados' dos ganhos para os cofres públicos.

De acordo com o Diário Económico, o saldo positivo de 0,2% do PIB apenas aconteceu graças ao efeito das variações de preços e ao crescimento do turismo. Em termos de volume, o saldo comercial português ficou no vermelho, mas a queda do petróleo permitiu que o valor pago pelos bens importados caísse de forma drástica.

Uma vez que Portugal importa muito mais petróleo do que exporta, a variação negativa do custo do 'ouro negro' acabou por ser vantajosa. A desvalorização dos bens exportados foi bem mais lenta, ajudando também a um equilíbrio saudável das contas públicas.

Apesar do saldo ser positivo, nem tudo são boas notícias: os últimos dias têm trazido uma forte recuperação no preço das matérias-primas petrolíferas, criando a expectativa de dificuldades maiores na segunda metade do ano. Um novo aumento do turismo poderá, por isso, ser decisivo para garantir o equilíbrio do saldo comercial português até ao fim de 2015.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório