Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Preço do Novo Banco ameaçado pela Goldman Sachs

Este processo pode fazer baixar o preço do banco.

Preço do Novo Banco ameaçado pela Goldman Sachs
Notícias ao Minuto

09:09 - 22/08/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Banca

O processo da Goldman Sachs está a dar que falar numa altura em que se está perto de fechar negócio com a Anbang, possível comprador do Novo Banco.

O semário Expresso revela que este processo poderá desencadear um 'efeito dominó' entre credores do banco, que poderão exigir o pagamento antecipado de dívidas. Pelo menos, a Anbang tem este receio.

A Goldman acusa o banco português de ter entrado formalmente em incumprimento do contrato. Caso o tribunal em Inglaterra der razão à queixa, outros credores poderão pedir o ressarcimento dos seus créditos.

Recorde-se que a Goldman liderou um empréstimo de 835 milhões de dólares (760 milhões de euros) ao BES dois meses antes do colapso. O banco quer que esta dívida seja paga pelo Novo Banco.

O processo indica que o Novo Banco entrou em default logo em dezembro de 2014 quando não pagou a primeira tranche do empréstimo.

Se o Novo Banco for obrigado a pagar de imediato a dívida, o cenário será catastrófico pois poderá levar à desvalorização do Novo Banco, numa altura em que acontecem as negociações entre a Anbang e o Banco de Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório