Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Prestações da casa mais baixas com um 'senão'

A Caixa Geral de Depósitos está a tentar aliciar os clientes com baixos spread a mudar os seus contratos de credito à habitação. Clientes queixam-se de que nem todas as informações estão a ser devidamente comunicadas.

Prestações da casa mais baixas com um 'senão'
Notícias ao Minuto

12:40 - 25/05/15 por Notícias Ao Minuto

Economia CGD

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a contactar os seus clientes com crédito à habitação, prometendo-lhes a redução do valor pago atualmente.

A proposta do banco do Estado consiste em alargar o prazo do empréstimo e aumentar o spread. Ou seja, a alteração pode ser mesmo benéfica no valor mensal pago, mas implica que o crédito fique mais caro no seu total.

O spread, saliente-se, é a taxa de juro que representa lucro para o banco. Explica o Jornal de Notícias que com as taxas Euribor em mínimos, e com alguns clientes a usufruírem de uma taxa de spread reduzida, resultado de contratos realizados entre 2006 e 2007, o banco praticamente nada ganha.

Ao contrário do crédito às empresas, o crédito à habitação não pode ver as suas taxas de spread alteradas, a menos que o cliente aceitar um novo contrato com novas regras.

Por isso, a Caixa está a contactar clientes, na sua maioria os que possuem taxas de spread bastante baixas, para fazê-los mudar.

Miguel Portela é um dos clientes que foi contactado pelo banco. Conta ao Jornal de Notícias que achou estranha a proposta vantajosa que lhe foi feita, motivo pelo qual se dirigiu ao banco para perceber melhor do que se tratava. Aí percebeu que nem toda a informação lhe tinha sido fornecida através do telefone, e que não tinha sido informado de que a taxa de spread de 0,3% que está a pagar passaria para 1,65%.

O banco diz não ter conhecimento dessa situação até porque todos os seus profissionais estão obrigados a revelar "claramente" todos os pressupostos do contrato.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório