Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"A economia portuguesa é hoje mais competitiva"

O Presidente da República está em visita oficial à Noruega e defendeu o potencial de parcerias e o desenvolvimento de trabalhos conjuntos na área tecnológica, dá conta o Económico.

"A economia portuguesa é hoje mais competitiva"
Notícias ao Minuto

18:46 - 04/05/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Cavaco Silva

Cavaco Silva, que está em visita oficial à Noruega, defendeu que a economia lusa "é hoje mais competitiva, mais sustentável e mais virada para os mercados globais" do que anteriormente.

A declaração foi feita durante a conferência de imprensa, após um encontro com a chefe do governo norueguês, Erna Solberg, referindo o Presidente português que existe potencial para uma parcerias entre os dois países em áreas como a economia do mar, a energia e a biotecnologia.

"As relações económicas entre Portugal e a Noruega aumentaram significativamente nos anos mais recentes. Estamos convencidos que Portugal tem uma localização competitiva para o investimento. A nossa economia é hoje mais competitiva, mais sustentável e mais para os mercados globais e nesta visita identificámos áreas onde é possível reforçar as relações de investimento, energia aquacultura. Pensamos também que se pode desenvolver um trabalho conjunto no domínio da investigação e novação na economia do mar", considerou.

Cavaco Silva lembrou que o objetivo da sua deslocação a este país nórdico é "levar esta relação mais longe. [E conseguir] O estabelecimento de uma parceria estratégica que vai reforçar a colaboração." Já, Solberg, a primeira-ministra norueguesa, referiu que "partilhamos valores importantes e temos interesses comuns. Estou confiante que esta visita vai reforçar os laços bilaterais."

Os dois governantes fizeram ainda menção ao potencial existente e por explorar da relação mantida por Portugal com alguns países africanos e da América Latina, algo que pode interessar aos dois Estados.

“[Os mercados africano e da América Latina] São sem dúvida um forte atrativo para as empresas norueguesas alargarem a sua área de atuação", afirmou o presidente da República, sintetizando que “a cooperação entre a Noruega e os países africanos onde estão empresas portuguesas pode ser um atrativo muito interessante para investimento futuro."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório