Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Coligação nacional quer travar falta de pofissionais nas TIC

Em 2020, prevê-se que exista na Europa um défice de 900 mil profissionais para postos de trabalho em Tecnologias de Informação e Comunicação.

Coligação nacional quer travar falta de pofissionais nas TIC
Notícias ao Minuto

14:05 - 28/04/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Emprego

Perante a previsão de que em 2020 exista na Europa, e sobretudo em Portugal, um défice de profissionais das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), 18 entidades públicas e privadas reuniram-se para formar a Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital.

Segundo um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, esta coligação, que é coordenada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pretende, a curto prazo, elaborar uma proposta de Estratégia Nacional e Plano de Ação para a Empregabilidade Digital 2015-2020, a submeter aos responsáveis governamentais das áreas da Economia, da Educação e Ciência e do Emprego.

A proposta visa reduzir significativamente o défice de profissionais em TIC; criar melhores condições de acesso dos trabalhadores ativos, nos setores público e privado; alavancar o número de empresas que recorrem ao digital e das empresas de base digital; e desenvolver a economia e os mercados digitais, através da internacionalização do setor, da captação de investimento estrangeiro, da atração de centros internacionais para Portugal e na capitalização das infraestruturas e recursos humanos altamente qualificados do país.

Em Portugal, o fosso entre a oferta e a procura de profissionais nesta área é substancial e deve-se ao elevado nível de desemprego, em particular do emprego jovem, e do pouco recurso às TIC por uma parte significativa do tecido empresarial nacional.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório