Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal "está no radar dos investidores chineses"

Portugal "está no radar dos investidores chineses", declarou à agência Lusa um administrador da Agência para o Investimento e Comércio Externo do país (AICEP), Luís Castro Henrique, depois de "dezenas de contactos" na China.

Portugal "está no radar dos investidores chineses"
Notícias ao Minuto

07:02 - 01/04/15 por Lusa

Economia AICEP

A China foi o palco fora da Europa do atual "road show" (digressão) mundial da AICEP para "promover as oportunidades de investimento" em Portugal, numa operação iniciada na semana passada em Xangai e concluída hoje em Pequim.

"Há um grande trabalho a fazer para angariar investimentos", disse Castro Henrique.

Entre as "vantagens competitivas" de Portugal, o responsável salientou "a relação única com a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) " e a integração na União Europeia.

"Investir em Portugal é uma oportunidade para chegar a 700 milhões de consumidores", afirmou.

Na mensagem aos potenciais investidores chineses em Portugal, o responsável da AICEP realçou também que "o português é a língua mais falada no hemisfério sul".

Ainda este ano, o referido "road show" irá ao Brasil e aos Estados Unidos da América, adiantou.

A promoção em Xangai e em Pequim, duas cidades onde a AICEP tem delegações, coincide com um bom momento das exportações portuguesas para a China.

Nos últimos três anos, a China foi também um dos países que mais investiu em Portugal, nomeadamente nos setores da energia, seguros, saúde, banca e imobiliário.

Em 2012, a compra ao Estado português de 21,35% do capital da Edp pela China Three Gorges, no valor de 2.700 milhões de euros, foi mesmo uma das maiores aquisições chinesas na Europa do sul.

O Fosun, consórcio privado com sede em Xangai, que já adquiriu a seguradora Fidelidade e a Luz-Saúde, tem sido apontado como um dos candidatos à compra do Novo Banco, mas o administrador da AICEP escusou-se a identificar os investidores com quem contactou.

"Alguns já têm relações com Portugal e a Europa, e outros têm interesse em investir em Portugal. Portugal está no radar de muitos investidores chineses", disse apenas Castro Henrique.

Segundo a Administração-geral das Alfandegas Chinesas, em 2014, as exportações portuguesas para a China cresceram 18,8% em relação ao ano anterior, atingindo o montante recorde de cerca de 1.665 milhões de dólares - mais de o dobro de há cinco anos.

"Cada vez há mais relações económicas com a China e há um comportamento muito positivo das nossas exportações", comentou o administrador da AICEP.

[Notícia atualizada às 09h18]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório