Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Compra de dívida pelo BCE "é uma decisão necessária"

Guntram Wolf elogiou o programa de compra de obrigações por parte do BCE. Diretor de um dos principais ‘think thanks’ europeus acredita também que mais cedo ou mais tarde, a Europa irá aceitar a reestruturação da dívida grega.

Compra de dívida pelo BCE "é uma decisão necessária"
Notícias ao Minuto

10:46 - 02/03/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Guntram Wolf

Guntram Wolf aplaudiu o programa de compra de dívida pública do BCE que se inicia hoje, dizendo que “pode não ser suficiente, mas é uma decisão necessária”.

“Agora o que é preciso é que os governos desempenharem o seu papel”, disse o diretor do Bruegel, admitindo que ainda assim não está "muito otimista do lado das reformas estruturais”, e dá um exemplo: “A idade da reforma foi reduzida, o que é mau para a sustentabilidade das finanças públicas. É pura e simplesmente uma escolha errada de política”.

Guntram Wolf vê também como inevitável uma renegociação da dívida pública da Grécia a médio prazo. Em entrevista ao jornal Público, o diretor do ‘think thank’ Bruegel deixou a ideia de que a economia grega obrigará o Eurogrupo a tomar a decisão: “Já ficou estabelecido anteriormente que se a situação económica se deteriorar mais, as condições de pagamento da dívida podem ser aliviadas novamente”.

Acrescenta ainda que “nesta fase existe muita resistência a que isso possa ser feito, mas implicitamente esse entendimento já existe” e “o problema neste momento é político”.

Guntram Wolf concluiu, esta entrevista ao Público, com uma mensagem para os portugueses que acreditam que a saída da Grécia do euro seria benéfica para Portugal: “Se isso acontecesse, sabemos mesmo o que os investidores por esse mundo fora fariam com as obrigações portuguesas?”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório