Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

"Draghi foi o mais importante que aconteceu aos portugueses"

A descida das taxas de juro em todas as obrigações e o facto de ter transformado o Banco Central Europeu (BCE) num verdadeiro banco central fazem de Mario Draghi ?muito mais importante do que qualquer outra coisa que os portugueses, alemães e outros tenham feito nos seus orçamentos?. A opinião é do professor Mark Blyth, da Universidade de Brown, nos EUA, indica o Jornal de Negócios.

"Draghi foi o mais importante que aconteceu aos portugueses"
Notícias ao Minuto

08:31 - 07/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Mark Blyth

Mario Draghi é, no panorama europeu, o nome que mais se faz ouvir, na perspetiva de Mark Blyth. Entrevistado pelo Jornal de Negócios, o professor de Economia Política na Universidade de Brown, nos EUA, indica que Draghi foi “muito mais importante do que qualquer outra coisa que os portugueses, alemães e outros tenham feito nos seus orçamentos”.

Mais do que isso, o presidente do Banco Central Europeu (BCE) “baixou os juros em todas as obrigações” e conseguiu “transformar” a entidade bancária que lidera num verdadeiro “banco central”.

Mas tal não significa que não haja ainda muito trabalho pela frente. No entender de Mark Blyth, é necessário firmar um “acordo europeu” que se reja pelas “três setas do Japão: estímulo orçamental, reformas na política monetária e reformas estruturais”.

Parte deste acordo passaria pela “identificação de ativos tóxicos nos bancos para serem adquiridos em parte pelo BCE (estimativas de 1,2 a 1,5 biliões de euros)”. Desta forma, conseguir-se-ia “injetar mais liquidez no sistema para que os bancos possam emprestar”.

“O banco central tem de se transformar num banco mau”, tal como aconteceu com o Fed e o Banco de Inglaterra, frisa o docente. Isto porque “quando a economia recupera, é possível vender esses ativos de volta ao mercado”, explica.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório