Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Bancos pediram 82,6 mil milhões, menos do que o esperado

Mario Draghi, governador do Banco Central Europeu (BCE), anunciou a semana passada um conjunto de medidas para promover o crescimento económico na Europa. Esta quinta-feira, escreve o Dinheiro Vivo, que os Bancos pediram 82,6 mil milhões de euros ao BCE, valor considerado baixo por diversos analistas e bancos de investimento.

Bancos pediram 82,6 mil milhões, menos do que o esperado
Notícias ao Minuto

16:23 - 18/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Banco Central

Realizou-se esta quinta-feira a primeira grande operação ao abrigo do pacote de estímulo à economia anunciado recentemente por Mario Draghi, governador do Banco Central Europeu. Porém, nota o Dinheiro Vivo o montante pedido pela banca ao BCE, 82,6 mil milhões de euros, ficou aquém das expetativas dos analistas.

A operação de liquidez de longo prazo, promovida pelo regulador central, era tida como um ponto importante para inverter o ciclo económico – economia praticamente estagnada –, ainda assim era espera tanto por analistas como por bancos de investimentos que o valor pedido pelos bancos do sistema da Zona Euro pudesse superar os 100 mil milhões de euros, algo que não se verificou.

Escreve o Dinheiro Vivo, citando analistas do Deutsche Bank, que se esperava que a operação tivesse maior expressão, sendo esperado que as diversas instituições financeiras solicitassem entre 92 mil a 122 mil milhões. A mesma perspetiva é partilhada pelos analistas da Bloomberg, que esperavam uma procura na ordem dos 174 mil milhões de euros.

Relembre-se que estas injeções de liquidez vencem em 2018 e têm como grande atrativo taxas de juro bastante baixas. Até ao final do ano está prevista nova operação de caracter semelhante, sendo que para o programa foram disponibilizados 400 mil milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório