Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

"Objetivo não é baixar carga do IRS mas redistribuir"

Rui Duarte Morais, professor universitário e presidente da comissão criada para a reforma do IRS, falou ao jornal Público sobre as orientações da comissão, confessando, entre outras coisas, que o trabalho da comissão foi feito “um bocadinho de calculadora na mão”.

"Objetivo não é baixar carga do IRS mas redistribuir"
Notícias ao Minuto

07:40 - 21/07/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Duarte Morais

O presidente da comissão criada para a reforma do IRS, Rui Duarte Morais, falou ao jornal Público sobre a orientação das propostas que fizeram ao Governo. E adiantou até qual deve ser a prioridade para o Governo, em termos de ‘mexidas’: “se houver folga, [que] seja no desagravamento da sobretaxa” do IRS.

O docente de Direito da Universidade Católica do Porto considera que “estamos todos de acordo que a tributação no IRS e noutros impostos atingiu níveis insuportáveis” e que o grande objetivo foi sugerir medidas em que o que “o que se propõe não é baixar a carga fiscal do imposto, mas redistribuir essa carga”.

Explica Rui Duarte Morais que a generalidade das propostas “tem praticamente um peso orçamental neutro ou relativamente próximo do neutro”. Em caso de dúvidas do Governo, sobre a que se deve dar prioridade, o presidente da comissão considera deve ser a sobretaxa do IRS, por uma questão de simplificação: “comecem por tirar uma coisa que é assistemática”, resumiu.

Na perspetiva de Rui Duarte Morais “qualquer dedução, qualquer benefício fiscal aproveita a uns e desaproveita a outros, é sempre assim”. Como tal, a escolha devera ser entre um “sistema mais simples e mais barato”, ou um “complicado, que olhe a outras particularidades”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório