Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Juros da dívida descem em todos os prazos

Os juros da dívida de Portugal estavam hoje a descer em todos os prazos e a dois anos para mínimos históricos, abaixo de 1%, depois da intervenção de quinta-feira do Banco Central Europeu (BCE).

Juros da dívida descem em todos os prazos
Notícias ao Minuto

09:33 - 06/06/14 por Lusa

Economia Portugal

Às 08:50 de hoje, os juros a 10 anos estavam a 3,576%, depois de terem terminado a 3,644% na quinta-feira e de terem descido a 08 de maio até aos 3,460%, um mínimo desde fevereiro de 2006.

A cinco anos, os juros estavam a descer para 2,433%, contra os 2,539% do encerramento de quinta-feira e o mínimo de sempre de 2,274% de 08 de maio.

No prazo de dois anos, os juros da dívida também estavam a descer para 0,951, abaixo de 1% e um mínimo de sempre, depois de terem fechado a 1,065% na quinta-feira.

Na quinta-feira, o BCE cortou a taxa de juro diretora em 10 pontos base para o novo mínimo histórico de 0,15% e anunciou a realização de duas injeções de liquidez de longo prazo (quatro anos), em setembro e dezembro deste ano, no valor de 400 mil milhões de euros.

Em Portugal, o TC chumbou na sexta-feira três artigos do Orçamento do Estado para 2014, incluindo os cortes dos salários dos funcionários públicos acima dos 675 euros.

No entanto, em relação a este artigo os juízes determinaram que os efeitos do chumbo se produzem "à data do presente acórdão", ou seja, sem efeitos retroativos.

Os juízes consideraram ainda inconstitucional o artigo 115.º, que aplica taxas de 5% sobre o subsídio de doença e de 6% sobre o subsídio de desemprego, e o artigo 117.º, que altera o cálculo das pensões de sobrevivência. A decisão foi votada por 10 dos 13 juízes do TC.

A 17 de maio, Portugal abandonou oficialmente o resgate sem qualquer programa cautelar, depois de o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ter anunciado a "saída limpa" a 04 de maio.

O programa de ajustamento solicitado à 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), no valor de 78 mil milhões de euros, esteve em vigor durante cerca de três anos.

Os juros da dívida soberana da Irlanda estavam hoje a descer em todos os prazos. Dublin terminou oficialmente, a 15 de dezembro passado, o programa de ajustamento solicitado em 2010 à 'troika', no valor de 85 mil milhões de euros.

Os juros da Itália e de Espanha também estavam a descer em todos os prazos.

No mesmo sentido, os juros da dívida da Grécia a 10 anos, o único prazo disponível daquele país, estavam a descer.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório