Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

FMI aprova 11ª avaliação e liberta mais 851 milhões

O Fundo Monetário Internacional aprovou, esta quinta-feira, a 11ª avaliação de Portugal. Esta aprovação implica ainda o empréstimo de mais 851 milhões de euros.

FMI aprova 11ª avaliação e liberta mais 851 milhões
Notícias ao Minuto

18:22 - 17/04/14 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia Ajuda

A 11ª avaliação do programa de ajustamento português foi hoje aprovada pelo Conselho de Administração do FMI.

Desta forma, a instituição liderada por Christine Lagarde liberta uma nova tranche para Portugal no valor de 861 milhões de euros.

Em comunicado hoje enviado, o Fundo afirma que "a ação prévia para a conclusão desta avaliação foi cumprida", em referência à apresentação das medidas de austeridade a aplicar em 2015 para fazer baixar o défice para os 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no próximo ano.

Além disso, o FMI também "aprovou o pedido de extensão do acordo [de assistência financeira] até 30 de junho de 2014", lê-se na nota, argumentando-se que "esta extensão é necessária para dar tempo suficiente para avaliar os critérios de desempenho do final de março, concluir a revisão final e permitir o desembolso final".

Com o pagamento desta tranche, o valor total do empréstimo já concedido pelo FMI a Portugal ascende a cerca de 25,68 mil milhões de euros, de um total de 26,58 mil milhões que o Fundo tinha acordado para o país. A parte financeira remanescente é garantida por Bruxelas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório