Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Não haverá despedimentos na Função Pública

O secretário de Estado Administração Pública, Hélder Rosalino, garantiu ao jornal i, que a redução de efectivos de 2% ao ano será feita “meramente através das aposentações” e do congelamento da renovação dos contratos até 50% em 2013.

Não haverá despedimentos na Função Pública
Notícias ao Minuto

09:11 - 07/11/12 por Notícias Ao Minuto

Economia Governo

Ao jornal i, o secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, garante hoje que o cenário de despedimentos na Função Pública não está em cima da mesa e que o Governo prevê cumprir os objectivos da troika – uma redução de efectivos de 2% ao ano – apenas através das reformas e do congelamento da renovação dos contratos até 50%no próximo ano.

“Contamos fazer essa redução meramente através das aposentações”, esclarece o secretário de Estado, frisando que “é por isso que as reformas antecipadas não foram congeladas no sector público. (…) Pretendemos estimular a saída dos funcionários públicos e a reorganização dos serviços, de forma que se faça mais com menos”.

O Executivo prevê também controlar as novas admissões, que estão previstas apenas para situações muito específicas, como o sector da Saúde.

Números divulgados pela Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público confirmam esta linha de actuação do Governo, refere o i.

Entre 31 de Dezembro de 2011 e 30 de Junho deste ano saíram do Estado 8640 trabalhadores, um número que quase duplicou em relação a igual período do ano passado. O que significa, calculou o i, que no final de 2014 haverá menos 51 840 funcionários públicos.

Sendo que, se a estes números acrescentarmos o congelamento da renovação dos contratos a termo em 2013, que deverá afectar cerca de 40 mil trabalhadores, então a meta dos 2% ao ano, imposta pela troika, deverá ser ultrapassada, admitindo o secretário de Estado Hélder Rosalino que poderá chegar aos 3% ao ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório