Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Só pensões acima dos 2.300 euros vão beneficiar com dedução da CES

O Jornal de Negócios esclarece hoje que a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) deve ser tida como uma contribuição obrigatória para a Segurança Social, pelo que deve ser colocada no campo ‘contribuições’ da declaração de IRS. Mas só contribuintes com rendimentos mensais superiores a 2.330 euros poderão beneficiar, alguma coisa, com a dedução.

Só pensões acima dos 2.300 euros vão beneficiar com dedução da CES
Notícias ao Minuto

08:45 - 11/03/14 por Notícias Ao Minuto

Economia IRS

O tema é relativamente novo e a população ainda não foi devidamente informada, uma vez que os serviços centrais das Finanças têm esclarecido a questão apenas internamente.

Por isso, são muitos os portugueses que ainda não sabem em que parte da declaração de IRS devem incluir a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES). O Jornal de Negócios esclarece hoje a dúvida, informando que tal deve constar no campo ‘contribuições’ do modelo 3.

Isto porque a CES deve ser encarada como uma contribuição obrigatória à Segurança Social e tratada como uma dedução específica de rendimentos de pensões.

Contudo, os montantes que os reformados pagam a título de CES só podem ser abatidos ao IRS nos casos em que a pessoa aufere de um rendimento mensal de, pelo menos, 2.330 euros brutos.

Até este patamar, as deduções em IRS com ou sem CES mantêm-se inalteradas, pelo que o contribuinte não poderá beneficiar com a dedução daquela contribuição.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório