Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Cavaco poupa nova CES a envio para Constitucional

O prazo chegou ao fim e o Presidente da República não enviou o agravamento da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) para fiscalização prévia no Tribunal Constitucional. Cavaco Silva tinha até ao dia de ontem para enviar a norma, que consta do Orçamento Retificativo, para o Palácio Ratón. Apesar de não o ter feito, escreve o Diário Económico, ainda a pode enviar para fiscalização sucessiva.

Cavaco poupa nova CES a envio para Constitucional
Notícias ao Minuto

08:04 - 28/02/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Decisão

O Presidente da República optou por não enviar para o Tribunal Constitucional a fiscalização prévia do agravamento da Contribuição Extraordinária de Solidariedade, previsto no Orçamento Retificativo.

No entanto, tal como explica o Diário Económico, Cavaco Silva ainda pode enviar a norma para fiscalização sucessiva depois que esta entre em vigor.

Até aqui, a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) afetava apenas os pensionistas que recebiam mais de 1350 euros, mas o retificativo baixa a fasquia para os 1000 euros.

Com esta medida, mais 165 mil pensionistas vão ser afetados. No total, são 505.816 os afetados sejam da Segurança Social ou da Caixa Geral de Aposentações.

Desta forma, o Estado vai arrecadar cerca de 856,4 milhões de euros, mais 576 milhões do que o previsto no Orçamento do Estado para este ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório