Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Espetáculo de dança 'Terra Chã com Grupo Coral 'Os Ganhões'

O novo espetáculo da Companhia de Dança Contemporânea de Évora, ‘Terra Chã’, que cruza dança, cante alentejano e sonetos de Florbela Espanca, é apresentado em Castro Verde, na sexta-feira, com a participação do Grupo Coral ‘Os Ganhões’.

Espetáculo de dança 'Terra Chã com Grupo Coral 'Os Ganhões'
Notícias ao Minuto

15:07 - 04/05/16 por Lusa

Cultura Beja

O espetáculo é apresentado a partir das 21:30, no Cineteatro Municipal de Castro Verde, no âmbito da edição deste ano do programa cultural Primavera no Campo Branco, a decorrer até dia 15 deste mês, naquela vila do distrito de Beja.

Segundo a companhia de dança, ‘Terra Chã’, com direção e coreografia de Nélia Pinheiro, surge de "uma abordagem do contemporâneo à linguagem sonora do cante alentejano", classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

"Os sonetos de Florbela Espanca e as modas do cante alentejano estruturam a partitura dramatúrgica dos corpos em cena" no espetáculo, que "fala da expressão da terra, das vozes e expressão dos homens, da força que os une, do peso, da densidade do ar, do vazio, do silêncio, do grupo e da solidão, dos extremos e dos seus limites, dos amores e dos desamores", explica a companhia.

O espetáculo ‘Terra Chã’ é interpretado pelos bailarinos Nélia Pinheiro, Gonçalo Andrade, Fábio Blanco, Ivanoel Tavares e Constança Sierra Couto e conta com música da autoria do multi-instrumentalista e produtor musical islandês Ólafur Arnalds e modas de cante alentejano, as quais, na sexta-feira, serão interpretadas pelo Grupo Coral ‘Os Ganhões’ de Castro Verde.

Depois de Castro Verde, a Companhia de Dança Contemporânea de Évora vai apresentar ‘Terra Chã’ no Cineteatro Avenida de Castelo Branco, no dia 20 deste mês, e no South Caucasus Contemporary Dance Festival, que irá decorrer em Tbilisi, na Geórgia, entre 10 e 12 junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório