Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Festival leva artistas e arte urbana a quatro aldeias de Castelo Branco

O segundo festival Aldeias Artísticas, que se realiza em maio e pretende levar a arte urbana a aldeias do concelho de Castelo Branco, conta com a adesão de mais de 200 artistas, anunciou hoje a organização.

Festival leva artistas e arte urbana a quatro aldeias de Castelo Branco
Notícias ao Minuto

11:40 - 12/02/16 por Lusa

Cultura Iniciativa

"Este ano, recebemos mais de 200 candidaturas de artistas nacionais e estrangeiros para participar no festival, que decorre na última semana de maio", disse hoje Nuno Leão, um dos responsáveis da associação Terceira Pessoa.

O certame, tal como na primeira edição, decorre nas aldeias de Barbaído, Chão da Vã, Freixial do Campo e Juncal do Campo, onde os artistas participantes desenvolvem com as comunidades locais espaços de arte, música, dança, cinema e outras iniciativas.

A organização está a sentir algumas dificuldades devido à falta de apoios, apesar do impacto que o evento teve em 2015, afirmou Nuno Leão à agência Lusa.

"Apesar do sucesso da edição anterior, o impacto não se fez sentir ao nível de apoios. Nesta altura, o 'Aldeias Artísticas' não tem qualquer apoio específico para a sua realização", sublinhou.

O responsável disse ainda que os promotores do festival estão a fazer uma campanha de sensibilização, uma vez que é fundamental a existência de apoios para garantir as condições básicas para um acontecimento desta natureza.

"Acreditamos que as entidades públicas e privadas, a nível local e nacional, se podem envolver nesta iniciativa de valorização de locais que, nos últimos anos, têm caído no isolamento e abandono", sustentou.

Caso não surjam os apoios necessários, o evento terá de ser redimensionado e realizado noutros moldes, adiantou Nuno Leão.

A organização do festival está a cargo da Terceira Pessoa e da associação EcoGerminar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório