Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Gonçalo M. Tavares e Nuno Júdice entre os premiados do 'Tabula Rasa'

Os autores Nuno Júdice, Gonçalo M. Tavares, Maria da Conceição Vicente e Joaquim Cerqueira Gonçalves juntam-se a Eduardo Lourenço, na lista de premiados da primeira edição do "Tabula Rasa" - Festival Literário de Fátima, que hoje se inicia.

Gonçalo M. Tavares e Nuno Júdice entre os premiados do 'Tabula Rasa'
Notícias ao Minuto

14:58 - 18/11/15 por Lusa

Cultura Festival

A organização divulgou antecipadamente que o ensaísta Eduardo Lourenço ganhara o "Grande Prémio Tabula Rasa Vida e Obra", num valor pecuniário a anunciar no dia da entrega, 22 de novembro. Hoje foram revelados os restantes premiados, que são oficialmente apresentados e justificados nas sessões da tarde do festival.

"Do querer ao ter há muita conta a fazer", de Maria da Conceição Vicente, com ilustrações de Catarina Pinto, ganhou o Prémio Literatura Infantojuvenil.

Na categoria Poesia, foi escolhida a obra "O fruto da gramática", de Nuno Júdice, que já se encontrou este ano entre os finalistas do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes, da Associação Portuguesa de Escritores.

Gonçalo M. Tavares vai receber o prémio Ficção, por "Uma menina está perdida no século XX à procura do pai".

No campo da filosofia, uma das matrizes do festival de Fátima, a obra distinguida é "Itinerâncias de Escrita III", de Joaquim Cerqueira Gonçalves.

O festival "Tabula Rasa" decorre a partir de hoje, até domingo, 22 de novembro, e é a primeira grande atividade integrada no programa comemorativo da sociedade civil, para assinalar o centenário dos acontecimentos da Cova da Iria, em 2017.

Os prémios serão entregues no último dia do festival, 22 de novembro, no Hotel de Santa Maria, em Fátima, em cerimónia com início marcado para as 10:00.

"Tabula Rasa" é uma organização da Junta de Freguesia de Fátima em colaboração com o MIL - Movimento Internacional Lusófono e o projeto literário Nova Águia, tendo ainda diversas entidades parceiras, como a Câmara de Ourém e o Centro de Estudos de Fátima, entre outras entidades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório