Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Associação Portuguesa de Vancouver junta comunidade lusa

O Clube Português de Vancouver (PCV, sigla em inglês) na costa oeste do Canadá, o mais antigo daquela região, continua a ser o ponto de encontro da comunidade portuguesa, uma coletividade vocacionada para o desporto.

Associação Portuguesa de Vancouver junta comunidade lusa
Notícias ao Minuto

09:48 - 04/05/15 por Lusa

Cultura Canadá

"O clube foi fundado à base do futebol numa altura em que houve a grande vaga de imigração. Tem sido essa a vocação do clube. Esta época temos duas equipas femininas. Só não temos certos escalões de formação, porque a comunidade portuguesa em Vancouver tem-se espalhado", afirmou à agência Lusa Óscar Gonçalves, de 49 anos, presidente do Clube Português de Vancouver.

Segundo o presidente, o clube, fundado em abril de 1962, continua a ser "um ponto de encontro dos portugueses" e tem como objetivo apoiar "tudo o que é português".

Neste sentido, explicou que realiza outras iniciativas, como torneios de golfe, que são direcionados em prol de outras instituições como é o caso da escola do ensino do português e a igreja.

A sede do clube disponibiliza um serviço de restaurante e bar, com pratos típicos portugueses, "uma das suas potencialidades", e é também um dos locais de encontro da comunidade portuguesa.

"Os portugueses vêm aqui assistir aos jogos de futebol, não só do campeonato, mas do mundial e europeu. Agora em junho, a estrada em frente à sede é encerrada para o 'Comercial Drive Day', trazendo centenas de visitantes, com a comunidade a comparecer em massa", sublinhou o lusodescendente, filho de emigrantes de São Brás de Alportel (Algarve).

Sobre projetos para o futuro, Óscar Gonçalves disse que pretende "dar continuidade ao trabalho desenvolvido até agora", como as obras de melhoramento das instalações, "envolvendo ainda mais os jovens", porque o futuro do clube "passa pela juventude".

No entanto, reconheceu que a tarefa de atrair os mais novos "é muito difícil", pois hoje em dia têm muitas ofertas diversificadas.

O Clube Português de Vancouver é hoje "uma referência na região", apesar de ao longo dos anos ter sentido algumas dificuldades, disse João José Correia, antigo presidente da direção, em 1992, e que continua a frequentar o clube.

"Não foi das alturas mais fáceis. O clube conseguiu sobreviver e hoje em dia estou satisfeito pelas condições que temos. É um clube desportivo frequentado pela juventude, algo que me deixa bastante satisfeito", disse.

No entanto, João José Correia sublinhou que a associação não é só frequentada pelos jovens lusodescendentes, mas também pela juventude canadiana, o que é "motivo de orgulho".

Outro dos voluntários é Adelino Alves, o presidente da mesa de assembleia-geral, ligado ao clube desde 1978.

"Vim para o clube para que a nossa comunidade pudesse usufruir dos nossos serviços, para que tivesse algo, pois não têm muitas mais opções além de nós", frisou.

Oficialmente, há 429 mil portugueses e lusodescendentes no Canadá (censos de 2011), mas calcula-se que existam cerca de 550 mil, estando a grande maioria localizada na província do Ontário. Estima-se que na Colúmbia Britânica existam cerca de 35 mil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório