Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Porto recebe exposição "Alcino Soutinho Realismo Confortável"

Três locais do Porto vão receber, a partir de quinta-feira, a exposição "Alcino Soutinho Realismo Confortável", sobre o arquiteto ligado à Escola do Porto que o curador da mostra definiu hoje como um "grande sedutor dos espaços".

Porto recebe exposição "Alcino Soutinho Realismo Confortável"
Notícias ao Minuto

21:05 - 27/10/14 por Lusa

Cultura Município

A exposição, que decorre até 30 de novembro, vai ser inaugurada na quinta-feira às 17:00 na Casa-Museu Guerra Junqueiro, seguindo-se um outro momento na Galeria da Fundação EDP, instituição que coorganiza a mostra, a par da Câmara Municipal do Porto.

O curador, Roberto Cremascoli, reconheceu, em declarações à Lusa, que a escolha do título da exposição pode parecer "um pouco bizarra", mas que faz sentido, uma vez que Soutinho procurava "sempre tornar mais belos, confortáveis, os sítios que se lhe apresentavam à frente".

"É a primeira grande exposição sobre a obra [de Alcino Soutinho] e é completa porque vamos apresentar não só arquitetura, mas, em sete etapas, as várias valências do arquiteto Alcino Soutinho", explicou o responsável pela mostra, que se prolonga ainda até ao edifício do BPI na avenida da Boavista, também ele desenhado por Alcino Soutinho.

De acordo com a informação sobre "Alcino Soutinho Realismo Confortável", a exposição vai reunir "textos, desenhos, esquissos, serigrafias, fotografias, maquetas, vídeos, peças de mobiliário", entre outros, numa repartição entre sete períodos: "Formação/ Estudante '50; Viagem a Itália/ Viajante '60; Em Campo/ Participante '70; A Escola/ Professor '80; Dentro da Arquitetura/ Arquiteto '90; Desenhar o Conforto/ Designer '00; De lápis na mão/ Artista '13".

Desta forma, a mostra vai expor 140 projetos realizados ao longo de seis décadas pelo responsável por obras como o edifício da Câmara Municipal de Matosinhos, falecido no ano passado.

A exposição vai ainda incluir oito vídeos originais, incluindo três depoimentos de amigos como os arquitetos Álvaro Siza Vieira, Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório