Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Exposição com tesouros dos palácios reais abre ao público

Mestres da pintura como Goya, Caravaggio e Velázquez estão representados na exposição dos tesouros reais de Espanha, com 141 obras, que abre hoje ao público no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, centrada no colecionismo da monarquia.

Exposição com tesouros dos palácios reais abre ao público
Notícias ao Minuto

06:12 - 22/10/14 por Lusa

Cultura Espanha

A exposição intitula-se "A História Partilhada. Tesouros dos Palácios Reais de Espanha", e é uma iniciativa do Património Nacional de Espanha, que escolheu o Museu Gulbenkian para apresentar 140 peças de tapeçaria, pintura, armaria, escultura, mobiliário e arte sacra, que nunca foram exibidas em Portugal.

A única exceção é um retrato a óleo sobre madeira de D. Isabel de Portugal, pintado por Joos van Cleve, no século XVI, cedido pelo Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, que completa a narrativa de um dos núcleos da exposição, indicaram os curadores, numa visita guiada para a comunicação social.

Com curadoria da responsabilidade do diretor do Museu Gulbenkian, João Castel-Branco Pereira, de Pilar García e Álvaro del Campo, a mostra foi criada privilegiando os acontecimentos históricos de Espanha partilhados com Portugal, ao longo de 350 anos.

Através das 141 peças percorre-se um período de tempo que vai de Isabel, a Católica, rainha de Castela e Leão, e ainda de Aragão pelo casamento com Fernando II, em 1469, até à portuguesa Isabel de Bragança, rainha de Espanha por casamento com Fernando VII.

A Isabel de Bragança (1797-1818), apreciadora das artes, deve-se a fundação do Museu do Prado, em Madrid, um dos mais visitados do mundo.

A exposição - que documenta as diferentes formas de transmissão da imagem da monarquia, enquanto instrumento ideológico de poder ou como reflexo dos gostos, vivências e ocupações da família real - fica patente até 25 de janeiro de 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório