Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Teatro Gil Vicente recebe Encontro de Novas Dramaturgias em 2015

O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, organiza o Encontro de Novas Dramaturgias em março de 2015, de forma a fazer-se "um balanço da dramaturgia portuguesa", disse hoje o diretor adjunto daquela estrutura cultural.

Teatro Gil Vicente recebe Encontro de Novas Dramaturgias em 2015
Notícias ao Minuto

17:40 - 16/09/14 por Lusa

Cultura Coimbra

Coimbra, 16 set - O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, organiza o Encontro de Novas Dramaturgias em março de 2015, de forma a fazer-se "um balanço da dramaturgia portuguesa", disse hoje o diretor adjunto daquela estrutura cultural.

O evento realiza-se entre 26 e 28 de março, para assinalar o Dia Mundial do Teatro (dia 27), procurando "celebrar a dramaturgia" através de conferências, seminários, leituras encenadas e traduções para português de textos dramatúrgicos, explicou Mickael de Oliveira, diretor adjunto do TAGV.

O Encontro de Novas Dramaturgias quer "envolver escolas, criadores da cidade, mas também de todo o país", procurando refletir e estimular "as dramaturgias contemporâneas", numa iniciativa recebida e dinamizada pelo TAGV, por ser um espaço "que defende o teatro de autor", sublinhou Mickael de Oliveira aos jornalistas, naquele teatro de Coimbra.

Na mesma linha, será criado o Centro de Dramaturgia Contemporânea, que tem como objetivo "pensar o teatro nacional", através de uma ligação entre o curso de Estudos Artísticos, o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20) e o TAGV, avançou Fernando Matos de Oliveira, diretor do teatro, também presente no encontro.

O projeto, que se irá iniciar em dezembro, funcionará como "um importante lugar de arquivo de teatro", em que estarão disponíveis informações sobre autores portugueses, que irão ceder "um ou dois textos" seus para o centro.

Para além dessa componente, o Centro de Dramaturgia Contemporânea irá disponibilizar entrevistas a nomes nacionais e estrangeiros do teatro sobre "o processo criativo e o criador", assim como dinamizar debates e oficinas, disse o diretor do TAGV.

"Vai ser uma montra do teatro de língua portuguesa", frisou, sublinhando a sua importância por "o teatro se debater com problemas de memória".

Para além destas duas iniciativas, o TAGV vai continuar a dinamizar o "Cinema à Segunda", a receber o festival de cinema francês e italiano, assim como a mostra de cinema alemão, o Festival Kino.

A 18 de outubro, vai ser apresentada uma seleção de cinco filmes da série russa Masha e o Urso, traduzidos pelo Centro de Estudos Russos da Universidade de Coimbra, sendo um ponto de partida para, "depois desta série infantil, se pensar em mais filmes" russos que possam ser traduzidos, informou Fernando Matos de Oliveira, acrescentando que há a possibilidade da série de animação russa circular pelo país.

Durante o encontro com os jornalistas, o diretor do TAGV realçou ainda "o aperto histórico" em termos orçamentais que o espaço sofre de momento, afirmando ser necessário "aumentar as parcerias, reforçar a ligação à Universidade de Coimbra e o estabelecimento de redes".

Fernando Matos de Oliveira informou também que espera que o teatro tenha bilheteira online até janeiro de 2015 e que as 764 cadeiras do auditório sejam renovadas até "julho de 2015", salientando a importância de "a Câmara de Coimbra e de a Universidade se envolverem" nesse processo de renovação, que poderá custar cerca de 150 mil euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório