Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Ramos Rosa na Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), em Lisboa, assinala o 90.º aniversário do poeta António Ramos Rosa com uma exposição sobre o seu percurso literário, que está patente até 18 outubro.

Ramos Rosa na Biblioteca Nacional
Notícias ao Minuto

19:02 - 13/08/14 por Notícias Ao Minuto

Cultura Exposição

A mostra documental, intitulada "António Ramos Rosa: a poesia em diálogo com o universo", está patente na sala de referência da BNP, ao Campo Grande.

Segundo a Bibilioteca, esta exposição cruza "documentação do espólio literário do poeta com os acervos de alguns dos seus contemporâneos e a sua vasta bibliografia".

"A mostra procura ilustrar cerca de seis décadas e meia da vida literária de um autor incontornável na literatura portuguesa do século XX; destacando a criação no domínio da poesia, assinala as suas reflexões ensaísticas, a sua intervenção como tradutor e a tradução da sua obra em países de língua espanhola e francesa", indica a BNP.

Píxide é a "peça do mês" do Museu de Lamego

Uma píxide, cálice com tampa para uso litúrgico, onde se guardam as hóstias, é a "Peça do Mês" de agosto no Museu de Lamego, informou hoje a instituição.

A píxide ou cibório em exposição, é uma peça em prata dourada do século XVIII e esteve "outrora ao serviço dos grandes cerimoniais na Sé de Lamego", segundo a mesma fonte.

A peça é decorada com "cenas da Última Ceia, da Ressurreição e do Pentecostes, um feixe de espigas de trigo, um cacho de uvas e o cordeiro místico estão presentes na decoração desta peça, reforçando a sua função" litúrgica de salvaguardar o "corpo do Senhor", segundo o rito católico.

"Ainda que se desconheça o percurso desta píxide, sabe-se, no entanto, que apresenta grandes semelhanças com algumas peças setecentistas tardias de produção portuense o que, aliás, se verifica noutros objetos da coleção de ourivesaria do Museu de Lamego", afirma a instituição, acrescentando que esta peça "constitui um exemplo da introdução de ornamentação rococó no já enraizado barroco português, e associa-se a outros objetos como a patena ou o sacrário".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório