Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Constância acolhe Astrofesta de 1 a 3 de agosto

Cursos de astronomia, palestras, observação do sol, observações noturnas, workshops de holografia e momentos musicais integram o programa da Astrofesta, iniciativa que vai decorrer em Constância de 01 a 03 de agosto.

Constância acolhe Astrofesta de 1 a 3 de agosto
Notícias ao Minuto

19:50 - 29/07/14 por Lusa

Cultura Centro de Ciência Viva

Organizado pelo Centro de Ciência Viva (CCV) de Constância - Parque de Astronomia, a Astrofesta, na sua XXI edição, é um evento dedicado à astronomia e à observação dos astros, durante o qual investigadores, astrofísicos e outros especialistas vão abordar temas como "O meteorito que rasou o paraquedista", "História dos telescópios em Portugal" ou "Ouvir o fado do Universo com ALMA", disse hoje à Lusa o diretor daquele Centro de Ciência Viva, Máximo Ferreira.

O astrónomo disse, ainda, que o Parque de Astronomia aguarda por cerca de 400 a 600 visitantes para a Astrofesta, evento que "vai contar com 30 monitores dos CCV nacionais e do Centro de Astronomia e Astrofisica da Universidade de Lisboa (CCAUL) em regime de permanência", que vão assegurar o acompanhamento dos visitantes e dar resposta às perguntas que surgirem sobre os astros e as galáxias.

"O Parque de Astronomia de Constância está a assinalar o seu décimo aniversário e recebe cerca de 25 mil visitantes por ano", destacou Máximo Ferreira, observando que aquele espaço é composto por um edifício principal com auditório, observatório, planetários e vários módulos exteriores (com representação do Sistema Solar, carrossel representando o Sol, a Terra e a Lua, um Globo terrestre, uma Esfera Celeste e um Relógio de Sol Analemático).

"Fruto dos investimentos efetuados ao longo do tempo, o Parque de Astronomia está hoje dotado de um parque de campismo, um lago Arquimedes, cinco cúpulas móveis que abrigam telescópios de várias arquiteturas e aberturas, destacando-se o maior telescópio público existente em Portugal, com capacidade de captar imagens de estrelas a milhares de anos-luz", notou.

Por outro lado, o Centro de Ciência Viva (CCV) de Constância já dispõe de uma aeronave Lockheed T-33 T-Bird, cedida pela Força Aérea Portuguesa para fins de exposição e de divulgação científica, com especial incidência no princípio de Bernoulli e nas manobras de direção e de altitude de um avião em plena operação".

"Todos estes equipamentos vão fazer parte desta Astrofesta, onde o que queremos é divulgar esta ciência ao maior número de pessoas, dos amadores aos mais entendidos na matéria", frisou.

A Astrofesta é um encontro anual de astrónomos amadores e profissionais e que reúne ao longo de duas noites, no Alto de Santa Bárbara, em Constância, centenas de pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório