Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Imposto à internet gera protestos na Hungria

A proposta de criar um imposto novo, em 2015, para a internet, levou milhares de húngaros em protesto às ruas da capital, sob acusações de censura, visando o governo de Viktor Orban.

Imposto à internet gera protestos na Hungria
Notícias ao Minuto

19:55 - 27/10/14 por Notícias Ao Minuto

Tech Budapeste

A noite do domingo à noite foi de protesto em Budapeste, capital da Hungria, conta o The Wall Street Journal. Em causa está um imposto à internet, que levou a protestos não só nas ruas da capital, mas também em cidades como Pecs, Miskolc e Veszprem.

O imposto de cerca de 48 cêntimos a aplicar a por gigabyte faz parte do projeto de lei fiscal para o próximo ano, elaborado pelo governo do primeiro-ministro Viktor Orban, e foi apresentado ao parlamento na semana passada. Embora os utilizadores não sejam diretamente os visados, calcula-se que o imposto se irá refletir nos preços dos serviços. Os protestos, no entanto, não se devem apenas à questão financeira.

O imposto está a ser visto como uma forma de controlar o acesso à informação, num país onde o governo é cada vez mais criticado pela sua postura ditatorial. Gritos de “Internet Livre! País Livre!” e de “Censura! Censura!” foram entoados durante a marcha de protesto, conta ainda o The Wall Street Journal, que revela ainda que os manifestantes que contactou durante a manifestação evitaram dar o apelido, para evitar represálias.

Recorde-se que recentemente a Hungria proibiu também o uso do Visa no país, uma medida inédita num país que faz parte da União Europeia e que marca também o ponto mais baixo das relações diplomáticas com os Estados Unidos, desde que o governo de Orban tomou posse.

A comissária europeia para a agenda digital, a política holandesa Neelie Kroes, criticou no Twitter esta proposta, considerando que se trata de uma “vergonha”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório