Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

Sonda espacial indiana transmite fotos de Marte

Uma sonda indiana transmitiu hoje as suas primeiras fotos de Marte, que tem a superfície cheia de crateras, reforçando o orgulho da Índia em ser o primeiro país da Ásia a chegar ao planeta vermelho.

Sonda espacial indiana transmite fotos de Marte
Notícias ao Minuto

15:45 - 25/09/14 por Lusa

Tech Planeta

Uma das fotos foi postada hoje na página da agência espacial indiana (ISRO) na rede social Facebook, mostrando a superfície laranja de Marte com buracos negros. A foto foi tirada a 7.300 quilómetros de altitude.

"A vista é bonita lá de cima", escreveu a agência, na sua conta do Twitter.

A responsável científica da agência, V. Koteswara Rao, disse que a sonda, batizada de Missão Orbital Marte (MOM), enviou uma dezena de fotos desde que entrou na órbita de Marte, na quarta-feira, e tudo está a funcionar bem.

"A câmara colorida colocada a bordo começou a trabalhar pouco depois da estabilização na órbita elíptica de Marte e fez uma dezena de fotos da sua superfície e arredores", declarou Rao à agência francesa AFP.

"A câmara vai também fazer fotos das duas luas de Marte e irá enviá-las para o nosso centro espacial", acrescentou, referindo-se à base da missão instalada perto da cidade de Bangalore.

A sonda indiana, também chamada de Mangalyaan, entrou em órbita depois de uma viagem de 10 meses.

Com um orçamento de 74 milhões de dólares (58 milhões de euros), a missão indiana só custou uma fração do investido na sonda MAVEN, da agência espacial norte-americana (NASA), colocada na órbita de Marte com sucesso no domingo e que custou 671 milhões de dólares (527 milhões de euros).

A sonda indiana está equipada com sensores para medir a presença de metano na atmosfera de Marte, o que validaria a hipótese de uma forma de vida primitiva no planeta.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório