Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

PSD questiona ministro sobre reforma antecipada para carreiras longa

Os deputados do PSD questionaram hoje, por escrito, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social sobre as regras de aposentação antecipada para as carreiras contributivas muito longas, que consideram ser prejudiciais para estes reformados.

PSD questiona ministro sobre reforma antecipada para carreiras longa
Notícias ao Minuto

17:56 - 16/03/18 por Lusa

Política Parlamento

Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais em vigor, os deputados do grupo parlamentar do Partido Social Democrata (PSD) enviaram ao presidente da Assembleia da República três perguntas dirigidas ao ministro Vieira da Silva relacionadas com a possibilidade de antecipação da reforma para os contribuintes com carreiras contributivas longas e muito longas, em vigor desde outubro.

"Reconhece o Governo que a situação por si criada se traduz num engano aos pensionistas e reformados?", perguntaram.

Os parlamentares questionam ainda "qual a base legal para que não sejam pagas as bonificações a que os pensionistas e reformados com longas, e muito longas carreiras contributivas, tinham direito até à alteração legislativa de 06 de outubro de 2017".

Terminaram questionando "como vai ser ultrapassada esta confusão criada".

No texto que acompanha as perguntas, os social democratas lembraram que o Governo anunciou ao país o objetivo de valorizar as muito longas carreiras contributivas e os trabalhadores que iniciaram as suas carreiras contributivas muito novos, permitindo-lhes que se reformem sem penalizações.

Referiram ainda que o Decreto-Lei n.º 126-B/2017, de 06 de outubro, elimina a aplicação do fator de sustentabilidade às pensões estatutárias dos beneficiários com longas carreiras contributivas.

"Acontece, porém, que o Governo dá com uma mão e tira com a outra, e, na prática, os beneficiários da segurança social e subscritores da Caixa Geral de Aposentações (CGA) com muito longas carreiras contributivas estão a ser vítimas da publicidade enganosa por parte do Governo", acusaram os deputados, explicando que as bonificações por longas carreiras contributivas não estão a ser consideradas.

Segundo os deputados do PSD, a nova fórmula pode resultar num valor de reforma ou aposentação inferior ao que seria auferido com a aplicação do fator de sustentabilidade, como antes acontecia.

Os deputados criticaram ainda a resposta que tem sido dada a estes casos, que vai no sentido de os beneficiários poderem usufruir do regime anterior aplicado de forma oficiosa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório