Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Eleição de Mitt Romney seria "terrível retrocesso civilizacional", diz Ana Gomes

A eurodeputada socialista Ana Gomes defende que o presidente norte-americano, Barack Obama, merece críticas a partes da sua política externa e de segurança, mas defende que a vitória do adversário republicano, Mitt Romney, seria um "terrível retrocesso civilizacional".

Eleição de Mitt Romney seria "terrível retrocesso civilizacional", diz Ana Gomes
Notícias ao Minuto

07:12 - 07/09/12 por Lusa

Política Estados Unidos

A eurodeputada falou à Lusa à margem da sua participação na Convenção Nacional do partido democrata, na cidade norte-americana de Charlotte, em que foi designado formalmente como candidato do partido Barack Obama.

"Seria um terrível retrocesso civilizacional se os republicanos, ainda por cima liderados por alguém com o perfil de Romney, voltassem ao poder", disse.

O "desastre" consistiria no regresso de "políticas de desequilíbrio e de desregulação dos mercados que levaram à crise que estamos hoje a sofrer ainda mais na Europa que nos Estados Unidos", afirma.

A eurodeputada antevê também na possível vitória republicana a 6 de Novembro uma "terrível crispação das relações internacionais" e na resolução de conflitos.

"Basta ver os disparates autênticos que Romney tem dito em matéria de política externa", adiantou a parlamentar, que integra a delegação do grupo socialista europeu à Convenção, a terceira em que participa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório