Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

PS recua e vota contra proposta do BE nas energias renováveis

Socialista Ascenso Simões contrariou o partido e votou ao lado de BE, PCP, PEV e PAN.

PS recua e vota contra proposta do BE nas energias renováveis
Notícias ao Minuto

16:34 - 27/11/17 por Pedro Bastos Reis

Política Parlamento

O Partido Socialista (PS) votou contra a proposta da bancada do Bloco de Esquerda relativamente à contribuição para as empresas produtoras de energias renováveis.

Anteriormente, os socialistas tinham manifestado intenção de votar favoravelmente a proposta. No entanto, num momento algo surpreendente, a bancada socialista recuou e votou contra a proposta, ao lado do CDS.

Bloco de Esquerda, PCP, PEV e PAN votaram a favor, contando ainda com o voto favorável do deputado socialista Ascenso Simões, que votou contra o resto da sua bancada. O PSD absteve-se.

Segundo a proposta bloquista, as rendas de energia geravam uma receita extra de 250 milhões, retirada às energéticas, o que diminuiria a fatura para os consumidores. 

Perplexo com a mudança de voto dos socialistas, o deputado do BE Jorge Costa acusou o PS de não resistir ao "lóbi das energias", considerando que "faltaram nervos de aço no Governo" para avançar com a medida. 

O versão final do Orçamento do Estado de 2018 deverá ser aprovado esta segunda-feira no Parlamento. Mantendo-se a votação na generalidade do passado dia 3 de novembro, PS, BE, PCP, PEV e PAN vão votar a favor do documento, que terá os votos contra do PSD e do CDS.

A única mudança no sentido de voto relativamente à votação do Orçamento na generalidade será a do PAN, que na altura se absteve, e que esta segunda-feira anunciou o seu voto a favor do documento. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório